Olá sejam todos bem-vindos e fiquem à vontade!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Uma reflexão sobre consumo

Todas as igrejas cristãs e pessoas de boa vontade são chamadas a refletirem sobre o que consumimos. De onde e como vem cada produto, quem produziu e para onde vai o lucro de cada bem. Essa é a convocação feita pela Campanha da Fraternidade deste ano.

Com o objetivo de denunciar as formas perversas do atual modelo econômico, que promove a desigualdade e enriquecimento de poucos, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lança a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2010. A intenção é mostrar que é possível desconstruir os atuais valores que se baseiam no dinheiro e incentivar os valores como o bem comum, a justiça e a solidariedade.

No lançamento da CFE 2010, "Economia e Vida", que aconteceu ontem a tarde, no Centro Pastoral Maria Mae da Igreja, o Arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, explicou o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro"(Mt, 6, 4) e convocou a sociedade para mobilizar esforços em benefício da vida humana e não do capital. A Campanha está 47ª Edição.

Para o padre Luis Sartorel, do Centro de Estudos Bíblicos, o dinheiro tem se tornado um deus, um ídolo, e cabe a própria sociedade mudar essa situação."A toda hora vemos números que indicam que está aumentando a fome, a desigualdade entre os povos e o desaparecimento dos bens que a natureza coloca a nossa disposição. Os banqueiros milionários tornaram-se os novos bárbaros que estão invadindo o cotidiano das pessoas e criando novos impérios. Na verdade, toda a estrutura econômica em que nossa sociedade esta construída é hoje insustentável. Os frutos devem ser divididos igualitariamente entre quem trabalha. Temos que nos mexer e mudar a maneira de pensar", assevera o religioso.
Fonte: http://blogdemaracanau.blogspot.com/2010/02/educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário